Pesquise:

sábado, 22 de outubro de 2011

CURIOSIDADE - DEUS CRIOU O UNIVERSO ?

Não percam amanhã (23/10) às 21:00 no Discovery Channel a nova série Curiosidade em seu primeiro episódio cujo o assunto abordado é se o universo foi ou não criado por um deus.
Em cada episódio um cientista famoso irá dar sua opinião pessoal sobre tal fato, neste primeiro episódio o cientista escolhido foi Stephen Hawking.


Para mais informações visite o site:  http://discoverybrasil.uol.com.br/curiosidade/

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

NEBULOSA OVO FRITO



Foi noticiada nesta segunda-feira (dia 10/10/2011) a descoberta de uma rara e  hipergigante amarela com 1000 vezes o diâmetro do Sol e seu brilho é 500.000 vezes mais denso. Ela foi descoberta pelo telescópio VLT, instalado nos Andes chilenos e observado pelos astrônomos do ESO – Observatório Europeu do Sul.
Ela se localiza a 13.000 anos-luz da Terra na constelação de escorpião e é a hipergigante amarela mais próxima de nós descoberta até hoje. O seu formato é semelhante ao de um ovo frito então os pesquisadores sugeriram o nome de Nebulosa Ovo Frito.
Cientistas já tinham a informação do grande brilho intenso da hipergigante mais ainda não haviam a identificado como hipergigante amarela. Geralmente uma hipergigante amarela é uma estrela muito densa, com massa entre 20 e 50 vezes a massa solar.
Já que a sua taxa de consumo extremamente rápida do combustível nuclear ela vive pouco e termina na explosão de uma supernova ou hipernova.

sábado, 1 de outubro de 2011

NEUTRINOS VIAJAM MAIS RÁPIDO QUE A VELOCIDADE DA LUZ


Pesquisadores do Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear (CEM) afirmaram que partículas subatômicas denominadas neutrinos se moveram com mais rapidez que a própria luz dentro do grande acelerador de partículas do CEM em Genebra, Suíça.
Este experimento vem sendo realizado há 3 anos e os testes devem continuar, a revolução total da teoria de Einstein ainda não ocorreu e só ocorrerá se for provada a instantaneidade dos fenômenos do universo.
Por enquanto só se tem a definição de outro limite para tal teoria.
Alguns detalhes do estudo chamam a atenção, eles fizeram mais de 15.000 medições da velocidade alcançada pelos neutrinos e durante a experiência os neutrinos chegaram 60 nanosegundos antes da luz.
Se esta nova teoria apresentada por este experimento for comprovada, todos nós temos certeza que além de afetar um dos pilares da física moderna ainda afetará nosso cotidiano e o futuro da humanidade.