Pesquise:

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CARACTERÍSTICAS EVOLUTIVAS ASIÁTICAS


  Olá pessoal, tudo bem com vocês ?
  Eu espero que sim, embora provavelmente estejam chateados com o tempo que eu fiquei sem postar nada aqui. Eu peço desculpas a todos vocês, pois ando muito ocupado com os meus estudos.
  O assunto de hoje é sobre biologia, mais precisamente a parte de seleção natural e evolução. Vou falar sobre as características evolutivas adaptadas pela seleção natural presente no povo asiático, no qual corresponde hoje cerca de 2,1% da população brasileira, o Brasil é a maior colônia de asiáticos fora do continente dos mesmos, eles são mais um grupo que colaborou para que o nosso país tivesse uma cultura tão variada e interessante na qual vários grupos também colaboraram, como por exemplo os europeus que vieram para no auge da cafeicultura junto com alguns japoneses, os povos da Africa que Portugal trouxe para trabalharem como escravos e antes da colonização também existiam os índios que são povos de origem asiática que vieram para a América cerca de 12 mil anos antes dos asiáticos que vieram recentemente, principalmente com a imigração de 1908.
  Mas indo um pouco mais atrás na história, chegamos ao ponto em que os primeiros hominídeos surgiram onde atualmente é a Africa, esses seres haviam enfrentado um grande processo evolutivo, mas depois ainda evoluiriam bastante até chegar ao ponto em que estamos, mas enfim, como naquela época não havia separação dos continentes, todos era unidos em um só, que conhecemos como Pangeia e a principal característica que diferencia os hominídeos dos outros animais é a curiosidade, pequenos grupos começaram a sair  daquele local e partir para explorar outros lugares, um desses grupos que hoje conhecemos como asiáticos, se instalou em regiões muito geladas, oque deu a eles, várias diferenciações evolutivas do resto, a maior e mais destacada delas são os "olhos puxados", na verdade eles não tem olhos puxados, e sim a pálpebra lisa, ao contrário dos ocidentais, que tem essa pálpebra curvada. O sulco palpebral superior, geralmente bem definido e cerca de 7mm acima da linha ciliar dos povos ocidentais que viviam em regiões quentes, está ausente nos asiáticos. Isso faz com que os olhos deles sejam de certa forma menores, oque fazia com que eles fossem protegidos em ambientes frios nos quais os mesmos viviam.
  Porém, não é essa característica que o ambiente muito frio deu a esse grupo, eles também fizeram com que o gene asiático fosse mais resistente, por isso hoje ele se destaca. Por exemplo, se um ocidental e uma oriental tiverem filhos, existe uma probabilidade de 70% de o filho nascer com fortes características asiáticas, mas ele também teria características ocidentais, que o sexo é definido em biologia como a troca de material genético.
  E para finalizar, vamos falar sobre outra característica asiática, os cabelos lisos. O cabelo desse grupo é assim, pois retém o calor, oque facilitava muito, que como eu disse, eles viviam em regiões geladas. Ao contrário dos povos de origem africana que tem o cabelo crespo para dissipar melhor o calor incidente na cabeça e proteger o couro cabeludo.
  Bom pessoal, eu tentei explicar tudo da forma mais simples, espero que tenham gostado.
  Até o próximo post, não deixem de acompanhar !  


                         

UM POUCO SOBRE COSMOLOGIA


Olá novamente leitores !
Hoje vou falar um pouco de cosmologia e das suas influências. Eu preciso achar um modo de expressar meus pensamentos que seja compreensível para todos, então vou tentar simplificar o máximo possível. 
Oque é cosmologia ? A cosmologia se trata da ciência que estuda a origem e a evolução do nosso Universo.Ou seja, ela estuda o Big bang principalmente, porque é a teoria mais aceita no mundo científico sobre o início de tudo, também estuda bastante a expansão do universo e outras teorias relativas a isso. 
Segundo cosmólogos e físicos, o Big bang foi um evento que ocorreu há mais de 6 bilhões de anos atrás, a idade do universo é o tempo entre o Big bang até o presente momento. As observações atuais sugerem um valor de aproximadamente 13,3 X 10 elevado a 9 anos, com uma incerteza de aproximadamente 200 X 10 elevado a 6 anos. O Big bang foi uma explosão que resultou na criação do Universo, o impulso da mesma fez com que ele se expandisse, uma coisa que está fazendo até os dias de hoje. No momento em que você lê este post o universo está se expandindo a 74 km por segundo por megaparsec. Isso significa que a cada milhão adicional de parsecs (cerca de 3,36 milhões de anos-luz) que uma galáxia se distancia de nós, ela acelera 74 km por segundo. 
E alguns acreditam que um dia esta expansão será parada pela lei da gravidade descrita por Newton, o Universo irá "murchar" e isto resultará no fim de tudo. Mas uma recente pesquisa feita pelos cientistas ganhadores do Prêmio Nobel da Física do ano passado (2011) diz que a expansão do Universo ao invés de parar, ela só se acelera e que o chamado Big crunch que seria o "murchar" do Universo não é irá ocorrer. Enquanto isso nós, meros mortais do campo da física e da cosmologia estamos aqui apenas esperando novas pesquisas sobre oque irá acontecer com o nosso belo e acolhedor Universo.


A FOTO ACIMA MOSTRA OS GANHADORES DO PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA DO ANO DE 2011
DA DIREITA PARA ESQUERDA:  ADAM RIESS, SAUL PERLMUTTER E BRIAN

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O QUE ACONTECERÁ COM A TERRA QUANDO O FIM CHEGAR ?




Eu pessoalmente acho que o mundo não vai acabar com os seres humanos vivendo aqui, antes disso nós vamos estar em outro planeta ou em uma colônia espacial como em Star Trek. Mas se continuarmos aqui com certeza nós vamos morrer e nossa espécie será extinta, então temos que fazer isso logo, e é pra isso que eu estudo, para me formar em física e ajudar nossa espécie a sobreviver, um dia todos serão gratos aos profissionais da ciência e viveremos todos em paz em um único local sem divisões, religiões ou qualquer outra coisa que cause conflito entre seres humanos. Um local onde a única coisa a reinar será a paz e as pessoas poderão levar suas vidas tranquilamente sem medo de sair de casa e nunca mais voltar, um lugar que aprenderemos a cuidar e zelar por ele, um lugar onde vamos poder desenvolver nosso conhecimento e garantir a existência da nossa espécie por alguns anos, assim deixando alguma herança para o futuro, porque afinal somos apenas uma forma de vida que se desenvolveu aleatoriamente em um planeta rochoso que orbita uma estrela que denominamos Sol e futuramente talvez consiga construir uma máquina capaz de nos levar para algum lugar em que possamos recomeçar, pois destruímos o nosso próprio planeta, o planeta em que florescemos e evoluímos, não fomos capazes de cuidar disso tudo e agora as chances de recuperar oque tiramos dele são quase impossíveis, por isso temos que partir o mais rápido possível.