Pesquise:

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

QUEM FOI MARIE CURIE ?

Olá leitores, como o primeiro artigo do blog sobre química, irei falar sobre uma surpreendente química polonesa que batalhou muito e quebrou vários tabus.
Seu nome é Marie Curie (nome que teve após casar com Pierre Curie, pois antes se chamava Maria Sklodowska), ela nasceu em Varsóvia na Polônia no ano de 1867 e morreu em 1934 de anemia plástica.
Marie quando criança tinha uma grande curiosidade e queria entender o mundo a sua volta, completou seus estudos e desejou fazer uma faculdade, mas para isto teve que fugir para outro país no qual as mulheres pudessem estudar.
Ela foi para a França e conseguiu licenciatura em física e matemática, lá ela conheceu Pierre Curie que era professor de física e no ano seguinte se casaram.
Marie então começou a trabalhar com Pierre e além de descobrir o rádio, o polônio e a radioatividade ainda fez estudos sobre a natureza dos compostos destes elementos. Todas estas descobertas renderam o Prêmio Nobel de Química do ano de 1911 ao casal e mais tarde Marie Curie ganhou sozinha o Nobel de Física por outros estudos se tornando a primeira pessoa a receber 2 prêmios Nobel.
Marie teve 1 filho e 1 filha, o filho morreu e a filha seguiu os passos da mãe e ganhou o Nobel de Química por descobrir que é possível criar radioatividade artificial.
Durante a guera ela propôs que colocassem aparelhos de raio-X em ambulâncias para servir os soldados, e muitas vezes ela mesma dirigia a ambulância.
Ela também fez muitas coisas boas, como campanhas a favor da paz junto com Albert Einstein e palestras para reforçar o ensino das escolas.
No dia 07/11/11 o mundo inteiro ao entrar na página da gigante em buscas Google viu um belo doodle comemorativo aos 144 anos do nascimento de Marie Curie.
E segundo médicos, a anemia plástica que causou a morte dela foi provocada pela radioatividade com que trabalhava.




Nenhum comentário: